Danny Boyle, o diretor escocês de filmes como
Cova Rasa e
Trainspotting , é completamente imprevisível. Depois do sucesso mundial desses filmes, os dois primeiros longas da carreira do diretor, Danny Boyle teve carta branca dos grandes estúdios de hollywood para fazer o projeto que quisesse.
Com o mesmo roteirista (
John Hodge) e o mesmo produtor (
Andrew MacDonald) dos filmes anteriores ele acabou fazendo
A Life Less Ordinary , uma comédia esquisita que acabou sem sucesso de público ou de crítica. Apesar disso ele continuou a fazer filmes autorais, mas nenhum deles teve grande expressão. Só agora, depois de 12 anos e 6 longas, ele conseguiu superar o sucesso de Trainspotting (que teve uma indicação ao Oscar), considerado a sua obra-prima.
Slumdog Millionaire, o último longa do diretor escocês, lavou a égua. Levou os 4 Globos de ouro para os quais foi indicado (foi o grande vencedor da noite) e foi indicado à 10 estatuetas do Oscar. O filme, que no Brasil vai se chamar "Quem Quer Ser Milionário?", tem estréia prevista para 6 de março, com pré-estréias a partir de 20 de fevereiro, aqui no país.
Caso raro entre os filmes que ainda nem entraram em cartaz nos cinemas brasileiros, o longa já tem uma versão pra download. Saiu em release de dvd screener (pirataria do DVD que os produtores enviam aos críticos). A versão tem qualidade legal e vale pra quem quer ver logo e não é tão purista.
O filme é realmente bom e tem a marca forte do estilo narrativo do Boyle. Cortes rápidos e câmera ágil, no melhor estilo da geração "cinema independente". A fotografia é foda também e aproveita bem as cores fortes da Índia pra dar o tom das cenas.
Não vou contar muito do que se trata o argumento, mas o "Show do Milhão" indiano que o título indica é só o pano de fundo pra contar a estória fudida de dois irmãos das castas mais pobres (que tem uma pitada de Forrest Gump) e, de brinde, mostrar a evolução econômica da Índia nos últimos vinte anos.
O filme é interessante pra caralho por mostrar um mundo desconhecido pra muitos ocidentais e por homenagear
BollyWood, a maior indústria de cinema do mundo. Aliás a cena dos créditos finais é uma daquelas cenas musicais clássicas dos filmes indianos, com todo mundo fazendo coreografia.
E a Globo ainda vai pegar carona no sucesso do filme! Coincidentemente a emissora acabou de lançar uma novela com tema indiano. Com certeza o canal vai torcer pro filme bombar nas salas brasileiras.
Eu sou fã do Danny Boyle e vi quase todos os filmes dele desde Cova Rasa. Não acho que esse seja os melhor trabalho dele, mas geralmente os filmes premiadíssimos e sucesso de público não são os melhores mesmo.
Pra quem é fã também eu recomendo (além de Cova Rasa e Trainspotting, é claro) o
28 Days Later e o
Sunshine.
O primeiro é um tipo de releitura dos filmes de zumbi, só que no caso os zumbis são humanos infectados com um super vírus da raiva. Fodaço!!!! Não deixem de ver o final alternativo que tem no dvd, bem melhor do que o que foi pro corte final.
O Sunshine é o filme espacial do Boyle. Tem pitadas de 2001, Alien, e Solaris (a versão do Soderbergh). Se o roteiro pode acabar desagradando a maioria por conta de alguns furos, o filme vale pelas referências e pela estética que é do caralho.
Link pro torrent do Slumdog Millionaire.Legendas em português disponíveis no
Legendas.tvErrata: O amigo Luciano Ramos, do blog
Cinema Falado, apontou um erro no meu texto. O Danny Boyle não é escocês e sim inglês. Eu poderia simplesmente alterar o texto, mas pra não fica 1984 demais eu preferi postar essa errata. Valeu Luciano!