segunda-feira, 17 de agosto de 2009

DAVE CHAPELLE'S BLOCK PARTY (2005)



Falando em Michel Gondry, aí vai um documentário dirigido por ele.“Dave Chapelle’s Block Party” tem o formato baseado no documentário dos anos 70 “Wattstax” de Mel Stwart.

Gondry segue o comediante Dave Chapelle enquanto ele agita essa festa de quarteirão no Brooklin em Nova York.Chapelle consegue a presença de vários astros da música soul e rap e a festa promete ser um sucesso.


Dave Chapelle é uma figura e o documentário é bem divertido. Também é legal assistir às performances de Kanye West,Eryka Badu,The Fugees mas principalmente a de Jill Scott, que tem na minha opnião uma das melhores vozes soul de todos os tempos.





Também conta com a presença de Mos Def (Be Kind Rewind).

Vale a pena ver sem compromisso... bom, qualquer coisa que o Gondry faz vale a pena pelo menos dar uma olhada.





terça-feira, 4 de agosto de 2009

BE KIND REWIND (2008)







“Rebobine Por Favor” é o mais recente filme ocidental do gênio francês Michel Gondry. Para quem não sabe, Gondry é provavelmente o mais cultuado diretor da última geração e ficou conhecido por dirigir uma série de videoclipes incríveis de nomes como Bjork,The White Stripes e Chemical Brothers. Gondry também dirigiu clássicos do cinema como “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” e “Human Nature” em parceria com o não menos brilhante roteirista Charlie Kaufman.

Aliás essa parceria ,assim como “Lennon e McCartney” , “Simon e Garfunkel” deveria ser permanente. Ninguém escreve roteiros como Kaufman e ninguém dirige como Gondry. No entanto, os roteiros de Gondry nem sempre estão a altura de sua habilidade como diretor.


Quanto ao roteiro de “Rebobine por Favor” ,Gondry consegue montar uma trama simples e divertida,cheia de elementos “Sessão da Tarde” que deixam o filme leve e fácil de assistir.


O problema, na minha humilde opnião , é o fato de Gondry usar o roteiro como uma desculpa para por em prática suas peripécias visuais. O aspecto imagético determina o curso da trama e ,para mim ,tinha que ser o oposto.Talvez por isso a história perca força ao longo do filme...mas talvez eu esteja sendo antiquado. Only time will tell...


Mas no geral vale a pena ver, é divertido , cativante , faz referência a vários clássicos dos anos 80 e tem as participações de Danny Glover (Máquina Mortífera), Mia Farrow (ex- Mrs. Woody Allen) e Sigourney Weaver (a eterna Ripley de Alien). Sem falar no Jack Black que sempre manda muito bem.


Perfeito para assistir com aquela mina, no quarto.Você vai impressionar ela com um filme cult,ela vai achar o início divertido , vai perder o interesse no final, e quem se dá bem é você.




LINK P/ TORRENT