segunda-feira, 23 de maio de 2011

RESTREPO (2010)


Depois de quase dois anos sem postar, Captain Blood arrumou mais tempo para voltar a dar dicas quentes sobre filmes que valem a pena.

Lembram do fotografo inglês que foi morto na Líbia em Abril de 2011? Então, o nome dele era Tim Hetherington e ele e o roteirista e produtor Sebastian Junger fizeram esse documentário sobre um pelotão americano no vale Korengal no Afeganistão.

O diferencial desse documentário é a proximidade dos documentaristas à ação, e dá para ver porque o Hetherington infelizmente foi morto em combate. Eles simplesmente gravavam na linha de frente, tomando tiro ao lado dos soldados. Essa proximidade dá a sensação de presença física do espectador na batalha, o que por si só já é a essência do entretenimento moderno. E por outro lado fica a autenticidade da reação emocional imediata dos “personagens” a cada situação de guerra. Coisa nada fácil de se conseguir e de muito valor histórico.


Em relação ao ponto de vista político, claro, o espectador toma automaticamente o lado dos soldados americanos (desculpem militantes, a palavra “estadunidense” não me faz sentir menos colonizado, portanto não a uso), mas a empatia não é premeditada, sente-se que Restrepo é um documentário sobre soldados no campo de batalha e não sobre “heróis libertadores espalhando democracia”. Ele mostra a campanha como um erro tático e documenta a morte de civis afegãos resultado de um bombardeio americano. Porém, o elo entre documentaristas e soldados de certa forma influencia a parcialidade com que esses fatos são mostrados, portanto ao espectador é necessário filtrar isso.

O documentário tem esse nome como uma homenagem ao soldado Juan Sebastián Restrepo que foi morto logo no início da missão e era constantemente lembrado com carinho pelo pelotão. Foi indicado ao Oscar 2011.

NOTA: Capitain Blood repudia a política internacional Americana, e nunca ignora a força do Soft Power ianque, porém, filme bom é filme bom, seja ele feito por Spielberg ou Leni Riefenstahl.

LINK P/ TORRENT

Nenhum comentário: