domingo, 11 de maio de 2008

LOS FANTASMAS DE GOYA (2006)




Captain Blood is back in action depois de uma longa ausência causada por batálhas marítmas mais urgentes,e traz mais uma dica banhada em rum e água benta.

“Los Fantasmas de Goya” (ou Goya´s Ghosts) é a mais recente produção do grande e genial Milos Forman (“Amadeus”, “Um Estranho no Ninho”,”Man on the Moon” e “O povo contra Larry Flint”) em conjunto com o produtor mega fodaço Saul Zaentz (“Amadeus”,”Um Estranho no Ninho” e “O Paciente Inglês”) e escrito nada mais nada menos pelo lendário roteirista e escritor frances Jean Claude Carrière (“Birth”,“Chinese Box” e o livro “A linguagem secreta do cinema”).



Estrelando Javier Bardem , Natalie Portman e Stellan Skarsgård ( o Chuck de Dogville) Los Fantasmas de Goya é sobre o envolvimento do pintor Francisco Goya com a santa inquisição depois do aprisionamento de uma de suas musas.
O filme além de ser uma crítica aos métodos brutais da inquisição espanhola , traça um panorama político e social da espanha durante o final do século XVIII e os efeitos da ocupação francesa alguns anos mais tarde.






Apesar do time de primeiríssima linha, Los fantasmas de Goya arrecadou somente cerca de 8 milhões de dolares e recebeu críticas duras em relação a verossimilhança do roteiro pois o pintor Goya é somente um coadjuvante numa estória que provavelmente não pode ter acontecido.

Pessoalmente eu acho que isso é o que torna o filme interessante,e mais uma vez me pergunto, será que todo personagem tem que ser montado da mesma maneira para ser aceito? Será que não é interessante quando biografias são distorcidas em função de um efeito? O próprio “Amadeus” não é totalmente preciso em relação aos fatos (Salieri não era inimigo de Mozart na vida real) e levou 8 Oscars na época. Acho que já está na hora do público conseguir perceber mudanças em relação á construção do ponto de vista dos personagens cinematográficos.



Bom, de qualquer jeito é uma peça de cinema de primeira categoria e merece ser visto mesmo que para fins de debate.

LINK P/ TORRENT

Nenhum comentário: