quarta-feira, 3 de outubro de 2007

DIG!


DIG! é um documentário ganhador do grande prêmio do júri do sundance de 2004 e conta a estória de duas bandas, Brian Jonestown Massacre (o nome da banda é uma mistura de Brian Jones, fundador dos Stones, com o Jonestown Massacre, suícido coletivo na seita de Jim Jones) e Dandy Warhols, que se conheceram em 1996 e se identificaram imediatamente, passando a conviver e a fazer shows juntos. O filme é centrado na relação dos dois líderes das bandas, Anton Newcombe e Courtney Taylor (BJM e Dandy, respectivamente) que, ao se conhecerem, se identificaram mutuamente. Anton é underground e original, enquanto Taylor é poser e muito mais pop.

O documentário, narrado por Taylor, começa com os Dandy Warhols assinando com a Capitol Records e, a partir daí, seguindo uma carreira de sucesso progressivo, enquanto a BJM estraga uma após outra oportunidade de sucesso, tudo por causa da megalomania e da loucura do seu líder, Newcombe. Ele é genial (e isso é uninanimidade entre todos que foram entrevistados para o filme) e prolífico (no ano de 1996 o BJM lançou 3 discos) mas a heroína, a dificuldade de se relacionar com outras pessoas e o fato de se achar Deus faz com que ele se desvie o tempo todo do caminho ao estrelato.

DIG! mostra uma porrada de brigas do cara com os membros da banda e até com o público e mostra o desgaste da relação entre as bandas, que acabam vivendo realidades opostas no mercado da música. Destaque para a cena que mostra o oportunismo dos Dandy Warhols indo fazer uma sessão de fotos para o disco novo (de surpresa) na casa dos BJMs, detonada após uma festa, posando de junkies. Festa a qual eles não foram por que ficaram numa balada com o diretor do clipe de 500 mil dólares que eles tinham acabado de filmar.

O material capturado pelo diretor é bem completo e a montagem é foda. E um figuraça acaba roubando a cena muitas vezes: Joel Gion, o tambourine man da banda. Ele é o primeiro a aparecer no filme, numa cena que já da pala do tanto que o cara é figura. E aparece em primeiro plano no poster do filme. É um xarope com um corte de cabelo bizarro que parece estar chapado o tempo todo. Em uma entrevista recente ele disse que na época chegou a passar cinco dias sem dormir, de tão fritado.

Joel Gion foi o escolhido para representar o filme nos festivais. Ele, que viu o filme mais de 30 vezes, disse que encara a obra como um álbum de fotos em movimento e disse que o documentário é focado numa fase ruim de Newcombe.

O filme, apesar de renegado por Newcombe, acabou fazendo pela banda dele o que ele mesmo nunca conseguiu fazer: os deixou famosos. A BJM voltou com uma nova formação e pelo site da banda é possível ver que eles tinham shows marcados até o fim de setembro deste ano. Os Dandy Warhols continuam gravando discos e fazendo shows desde aquela época.

Links:

- Trailer de DIG! no youtube;

- Torrent do filme;

- Legenda (só tem em inglês e foi tão foda de achar que eu postei no rapidshare);

- Thank God For Mental Illness, disco do BJM, no rapidshare (Não coloquei linka pra disco dos Dandy Warhols por dois motivos: é fácil de achar e eu acho o som dos caras palha...);

- Discografia BJM;

- Discografia DW;

- MySpace do Brian Jonestown Massacre;

Nenhum comentário: