terça-feira, 2 de outubro de 2007

EUROPA (1991)




Para quem não sabe, Lars Von Trier realizou outra trilogia antes do projeto Dogville,Manderlay e Wasington. “Europa (1991)” é a ultima parte da trilogia “E” iniciada com “Element of a Crime(1984)” seguido por “Epidemic (1987)” .




O filme é quase totalmente em preto e branco e o diretor abusa de técnicas de rear screen projection, fazendo uma passagem de cena mais original que a outra.













Mas o que é interessante é que a trama se passa na Alemanha em 1945 , logo após a guerra e o protagonista é um jovem americano que se muda para Alemanha e é empregado por seu tio como responsável pelo vagão leito de um trem de passageiros da empresa ferroviária Zentropa. Cargo inusitado mas que o involve numa trama de sabotagem e terrorismo.

A Alemanha ocupada pelos americanos vive um período negro de recessão e miséria e o protagonista se involve com uma familia alemã que consegue por artimanhas políticas manter sua posição social. Grupos nazistas ainda resistem a ocupação e uma série de ataques terroristas preocupam as autoridades alemãs e americanas.



Esse contexto político/histórico não só é extremamente interessante por mostrar um período histórico pouco explorado por cineastas em geral, mas é tambem uma oportunidade de Von Trier dar suas alfinetadas na politica internacional americana.
Texto extremamente bem escrito e original de Von trier e seu parceiro Niels Vørsel , e que insiste em colocar o espectador em primeira pessoa.

Resumindo.. Outro puta trampo genial de Von Trier que merece ser assistido algumas vezes.



LINK P/ TORRENT

Nenhum comentário: