quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

KLIMT (2007)





Para quem não sabe, o austríaco Gustav Klimt foi o pintor simbolista que se tornou o maior ícone da arte-nouveau no final do século XIX e do início do século XX. Seu estilo sensual e inconfundível deixava a conservadora sociedade vienense inquieta mas era extremamente apreciado e cultuado na frança.










O filme se desenvolve predominan- temente no período em que Klimt (John Malkovich) era homena- geado na Exposição Universal de Paris em 1900 enquanto é criticado em Viena, e narra suas aventuras sexuais, suas desavanças pessoais e sua obsessão pela dançarina Lea de Castro (Saffron Burrows). Também mostra Klimt sendo “paparazzeado” pelo mágico Georges Méliès (Gunther Gillian) e trocando figurinhas com Egon Schiele (Nikolai Kinski).





Apesar de ter uma dose generosa de lolitas frolicando sem roupa pelo filme, a narrativa falha ao tentar passar o clima de erotismo proposto. Pessoalmente eu também senti falta de ver mais quadros sendo pintados, e se eu fosse o diretor Raoul Ruiz eu teria limado pelo menos a metade dos diálogos. O enredo não é lá tão objetivo assim e a montagem ao invés de embarcar no delírio sifilítico de Klimt, acaba afastando a atenção do espectador.

Mas vale a pena dar uma olhada, principalmente se voce é fã de pintura.

LINK P/ TORRENT

Um comentário:

AnNa G. disse...

aonde eu encontro klimt aqui no brasil para assistir