quarta-feira, 5 de setembro de 2007

WTF?

Eu comecei a baixar pirataria no ano 2000. Tudo por causa do finado programa da MTV, Jackass. O programa ainda não passava na MTV brazuca, mas já bombava lá fora. Um amigo meu (Cellão) me mostrou uns episódios e eu viciei na série. Passei a baixar todos (na época eu usava o Emule) e repassar pra galera. Fui viciando um monte de gente. Do Jackass eu passei a baixar os CKY, que eram vídeos feitos pelo Bam Margera e pela galera dele e que deram origem ao programa da MTV. Acabaram os Jackass e os CKY e eu passei a baixar filmes raros na mula. Videodrome, que eu não achava pra alugar nem a pau, e eXitenZ que nunca foi lançado aqui (passou em uma Mostra, mas nunca entrou em circuito e nem saiu em DVD), ambos do Cronenberg.

Daí pra frente o vício só cresceu. Na mula eu achava os filmes do Jim Jarmusch, do Svankmajer, animações, mais programas de TV, videoclipes... Mas na época a comunidade ainda engatinhava. Não existiam legendas para esses releases. Isso fez com que o crescimento da pirataria no Brasil ficasse restrito à um público pequeno. Eu, ingenuamente, achei que dificilmente iriam resolver o problema das legendas. Bom, eu tava errado e logo deram um jeito de ripar as legendas dos DVDs e tocar elas em sync com os filmes. E foi isso que fez a pirataria crescer exponencialmente no Brasil. Quando surgiram as legendas pra pirataria o lance todo deu uma bombada. E daí rolou uma parada que eu acho incrível até hoje: a comunidade bucaneira passou a produzir legendas inéditas!!!!! Gente que fez disso um hobby e inundou a net de legendas (de todo tipo, de ótimas a bizarras) e mudou de uma vez por todas o jeito de ver TV pra algumas pessoas. Pra mim esse é começo da TV 2.0 ... Você faz a sua grade, assiste quando e o que quiser.

Um dos marcos dessa TV nova foi o seriado LOST. O seriado passou no Brasil com uma janela (atraso em relação à transmissão nos EUA) de alguns meses. No Brasil é transmitido pelo canal AXN (a Globo passa a versão dublada no início do ano, durante as férias do Jô). Muita gente que começou a ver o Lost na AXN não aguentou esperar uma semana pra ver outro episódio sabendo que tinham vários outros disponíveis para baixar na mesma hora. Outro ponto importante foi que a série começou passando onze da noite de segunda, o que é muito tarde pra quem é trabalhador (não é o meu caso!!) e as pessoas acabavam perdendo episódios o que, nesse tipo de série, atrapalha bastante pra acompanhar o enredo. Então, baixando a série ao invés de ver pela AXN, as pessoas tinham a garantia de ver a série na ordem certa, no horário que bem entendessem e antes que passasse por aqui. Viu vantagem?
E o Lost fez as pessoas aprenderem a baixar vídeos, lidar com players e legendas e fez a coisa crescer ainda mais!

Com o sucesso do Lost, as legendas em portugês do seriado passaram a aparecer poucas horas depois da exibição do programa na tv americana, para serem baixadas.
Isso puxou um outro fenômeno. As janelas passaram a diminuir. Lost começou originalmente nos EUA em setembro de 2004 e só estreiou por aqui no começo de 2005. Atualmente uma série da Fox cahamada On the Lot estreiou dia 22 de maio no EUA e começou a passar aqui no Brasil (no People & Arts) apenas uma semana depois.
Seria uma reação das redes de tv paga?

A janela é compreensível, já que as redes resolvem apostar na transmissão de uma série aqui só depois dessa fazer algum sucesso nos EUA, sem contar trâmites burocráticos e o tempo para produzir chamadas, divulgação e legendas. Mas eu acho que a tendência é elas ficarem cada vez menores, dentro do possível. É arma que as emissoras tem contra essa pirataria, além das TVs novas que gravam a programação para que o espectador assista quando for conveniente...

Nenhum comentário: