quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Fenômeno "Tropa de Elite" e os Preair.

Tropa de Elite, pra quem não sabe, é um filme nacional que conta estórias do BOPE (Batalhão de Operações Especiais). É baseado no livro Elite da Tropa de 2006 e vem sendo notícia por que está disponível para download e para ser comprado em camelôs antes mesmo de sair nos cinemas. É a primeira vez que acontece isso com um filme nacional (e eu não conheço nenhum precedente fora do Brasil, mas já deve ter rolado).

O filme vazou por que Marcelo dos Santos Lima, um técnico que trabalha na empresa responsável pelas legendas do filme, resolveu presentear um dos atores do filme com uma cópia. Da mão do ator não se sabe como o filme caiu no mercado de pirataria, mas sabe-se que este já vendeu milhares de cópias e contabiliza outros milhares de downloads.
Eu já baixei uma cópia, mas ainda não assisti. Peguei no MakingOff, mas o link do site agora tá quebrado, provavelmente pra evitar confusão.

O diretor do filme, José Padilha (Estamira, Ônibus 174) se diz chateado por que a versão que vazou do filme ainda não é o corte definitivo e diz que não acha que a bilheteria do filme será prejudicada já que acredita que o público de DVD e de cinema são distintos. É uma boa chance de testar o efeito da pirataria nas bilheterias brasileiras. O filme deve entrar em cartaz em outubro.

Como eu disse antes, não conheço nenhum precedente com filmes de outro país, mas tem acontecido bastante com séries de TV. É comum achar versões chamadas de Preair em sites como o EZTV de temporadas ou séries ainda por estreiar. Atualmente isso aconteceu com as séries Weeds, Dexter e com a série nova Californication.

As versões Preair chegam a sair um mês antes da exibição na TV e dizem que são press release vazados por funcionários da imprensa, mas há quem acredite que seja puro marketing das redes de televisão, que lança os Preair como teasers.

Atualmente no Brasil houve o caso do trailer não oficial do novo filme do Zé do Caixão que vazou na rede. O trailer provém de material enviado para a Fox, distribuídora internacional do longa, pelos produtores do longa no Brasil (Olhos de cão e Gullane Filmes). O material era uma amostra do longa e foi montado como trailer e provavelmente postado por algum funcionário da Fox.

Na minha opinião qualquer material, mesmo não oficial e inacabado, é bem vindo. Os internautas sempre tem sede de informação e pressa. Também acredito que esse tipo de material não atrapalhe o desempenho do produto oficial, por que quem é fã mesmo acaba vendo o pirata e indo ao cinema depois, vendo na TV, comprando o DVD, etc...

Nenhum comentário: