terça-feira, 25 de setembro de 2007

TV Cobaia


A CBS americana está exibindo desde o último dia 19 o reality show Kid Nation. O programa reuniu 40 crianças de 8 a 15 anos de idade e as colocou em uma cidade fantasma chamada Bonanaza, no interior do Novo México, para se organizarem e viverem sem a tutela de adultos por 40 dias.


Quatro crianças foram escolhidas pela produção para serem líderes e cada uma delas formou um grupo. Os grupos disputaram um jogo que definiu a classe social e o salário de cada um deles.
Eles foram dividos em : classe alta, comerciantes, cozinheiros e classe operária. Os salários ficaram definidos em 1 dólar, 50, 25 e 10 centavos, respectivamente. A cada semana há uma nova prova e as classes sociais são redefinidas. A produção do programa providenciou provisões básicas para as crianças e os salários ficam apenas para serem gastos nas lojas também providenciadas pelo programa: saloon, loja de doces, mercearia, etc...

Kid Nation vem sendo muito criticado. Alguns órgãos de direitos humanos acusam a rede CBS de exploração de trabalho infantil e dizem que a emissora escolheu filmar no Novo México justamente por que as leis contra trabalho infantil são mais brandas neste estado. Pais alegam que seus filhos foram obrigados a ficar até 14 horas por dia em frente às câmeras e há rumores de uma criança que queimou o rosto com gordura quente durante as gravações.

Há quem diga que a CBS criou a série inspirada no livro (que chegou a virar filme, mas é muito mal adaptado) Senhor das Moscas de William Golding, que narra a estória de um grupo de garotos ingleses confinados numa ilha deserta do pacífico após sofrerem um acidente aéreo. Sem adultos por perto eles acabam elegendo seus líderes e formando uma pequena sociedade. Por causa de um objeto útil e valioso eles se separam em grupos e rola um monte de treta. O livro é legal. Eu comprei faz um tempo num sebo de Sampa, uma edição de 1984, (foi escrito em 1954 e em 1983 rendeu um Nobel ao autor) com a capa já caindo. Curti, mas achei que o autor perde muito tempo descrevendo detalhes. O livro já foi citado na série Lost pelos personagens Sawyer e Charlie e é tido como uma das fontes de inspiração dessa série também.

Pra mim o programa parece uma mistura de Senhor das Moscas com experiências bizarras do tipo Stanford Prison Experiment, que foi uma experiência de estudos da reação ao cativeiro com cobaias humanas.

Os velhos bucaneiros desse blog apreciam as bizarrices e acham programas como o Kid Nation muito bem-vindos. ;)

Links p/ torrent:

-Kid Nation S1E1;

-Kid Nation S1E2;

-Senhor das Moscas.pdf (rapidshare);

-Senhor das Moscas (filme de 1990): parte1, parte 2, parte 3, parte 4;

-Stanford Prison Experiment.

2 comentários:

Unknown disse...

e outra coisa: todos os pais tiveram q assinar um contrato garantindo q os filhos nao tinham gonorreia, pq tah rolando uma proliferacao cabulosa entre criancas de 9 a 15 anos, aqui nos us and A., q praticam sexo oral nos coleguinhas dentro das escolas...eu assisto pq eh bizarro mesmo. depois dessa entao...
robs

Willie Caolho disse...

Hehehe
Essa é novidade pra mim!!!