domingo, 4 de novembro de 2007

The Darwin Awards


The Darwin Awards é um site que faz menção honrosa às pessoas que morrem de forma estúpida e, assim, colaboram com a evolução humana ao extinguir os seus genes.
É o humor mais negro possível!!!!!
O site ficou famoso e o autor do site começou a compilar as estórias em livros, já são quatro volumes.

Do site surgiu, além dos livros, um filme homônimo, comédia de humor negro com Joseph Fiennes e Winona Ryder como protagonistas.
As estórias citadas no site são em sua maioria reais (são divididas no site entre reais e lendas urbanas) mas o diretor e roteirista do filme, Finn Taylor, escolheu filmar as que foram confirmadas como lendas urbanas, talvez para deixar o filme mais leve ou para não ter problemas com processos.

Joseph Fiennes faz um ex policial obcecado pelos casos do site e que vai trabalhar para uma seguradora, investigando casos de acidentes fatais suspeitos de serem dignos do prêmio Darwin. Winona Ryder faz a parceira dele na seguradora. Os papéis dos dois lembram um pouco os dos agentes Fox e Mulder da finada série arquivo X, numa versão mais caricata.

O filme não é sensacional, o personagem do Fiennes é seguido o tempo todo por um documentarista e por muitas vezes o enquadramento que vemos é o da câmera dele... Isso enche um pouco o saco.

Mas The Darwin Awards vale por ser diferente, engraçado e ter um monte de participações especiais como Metallica, Juliette Lewis e Chris Penn (falecido um dia antes da estréia do filme). Boa parte do filme se passa na cidade de San Francisco e por isso conta também com a presença de moraderes ilustres da cidade: os MythBusters e Lawrence Ferlinghetti, poeta e editor da geração beat e proprietário de uma livraria famosíssima da cidade.

E as estórias das mortes estúpidas são muito boas, mostradas desde a motivação inicial e desenvolvidas até os acidentes fatais.

O longa foi lançado em Janeiro de 2006 no festival de Sundance e ainda não chegou aqui no Brasil. Talvez nunca chegue pelos meios convencionais mas, graças à comunidade bucaneira, existe uma versão para download em torrent ou ed2k. Legendas, por enquanto, só em espanhol.


Na minha opinião esse tema seria perfeito para uma série de comédia.

Nenhum comentário: