sábado, 3 de novembro de 2007

THE TRIAL (1962)





Falando em clássico, aí vai mais um. “The Trial – O Processo” filmado por nada mais nada menos que o grande Orson Welles é uma adaptação do livro homônimo de Franz Kafka.



Orson Welles depois de filmar Cidadão Kane, foi extensamente boicotado pelo magnata William Randolph Hearst e isso é claro que fodeu com a vida dele. O cara nunca mais conseguiu filmar nada direito porque o Hearst era dono da mídia na época e ele abertamente se negava a publicar qualquer coisa que estivesse relacionada ao nome de Welles.



Hearst ficou muito puto com o filme, que para quem não sabe é baseado ( talvez fielmente demais) em sua história como jornalista e sua relação com sua ultima esposa, a atriz Marion Davies. Cidadão Kane acabou estabelencendo a reputação de Hearst como um manipulador egoísta e a de Marion como uma artista sem talento. E Hearst é claro não curtiu muito.




Enfim, Welles destruiu a imagem de Hearst, e Hearst destruiu a carreira de Welles, que por causa disso teve que passar o resto de sua carreira dirigindo filmes de baixo orçamento.




Por causa disso, “The Trial” originalmente era para ser patrocinado por uma família influente que daria controle absoluta a Welles se o filme fosse filmado na Iugoslavia, mas o acordo não deu certo e o filme acabou sendo filmado em uma estação de trem desativada em Paris e com equipe francesa.



Apesar disso, Welles consegue com maestria algo que parece impossível, passar o clima dos livros de Kafka para a tela só na montagem e no enquadramento e sem a ajuda de Gregg Toland. Mudanças dramáticas na estória não destoam de maneira nenhuma da realidade filmica e da ambientação literária. Uma das melhores adaptações que eu já vi.


Muito bem estrelado por Anthony Perkins (Norman Bates de Psycho) como Joseph K. e com o próprio Orson welles como o advogado, “The Trial” resistiu a todos os boicotes e para sorte dos amantes de cinema sobreviveu até a revolução da mídia.


LINK P/ TORRENT

Nenhum comentário: