quinta-feira, 8 de novembro de 2007

CRONICAMENTE INVIÁVEL (2000)



Quer crítica social de primeira linha?? Aí vai “Cronicamente inviável” de Sergio Bianchi, que faz crítica social sem ficar tomando partido.


O enfoque do filme é exelente e ilustra o conflito de classes no Brasil, com imparcialidade no argumento mas sem ser “de cima do muro”, o que acaba deixando a proposta (pelo menos desse filme) mais agressiva e mais eficiente.



O espectador fica inquieto e não consegue identificar nem herói nem vilão na estória. Também vê sua realidade de varios pontos de vista diferentes, o que , diga-se de passagem, é algo nós brasileiros precisamos fazer com muito mais frequência.

Tecnicamente porém... deixa muito a desejar. Sergio Bianchi encontrou muita dificuldade de realizar o filme por falta de dinheiro e o resultado final demorou quatro anos para ser lançado. Fazer filme por aqui todo mundo sabe que é mais difícil mesmo, não preciso nem fical falando.




Mas acontece que a complexidade do roteiro somada a falta de recursos só tem duas saídas: Solucões criativas ou banalidade estética. Infelizmente o filme acabou com a segunda opção.
A iluminação é ruim e a progressão de quadros lugar comum. A linguagem banal e muito pouco criativa. Não ha nada de visualmente diferente e ainda por cima tem alguns clichês tipo “cristo redentor filmado de helicóptero com bossa-nova no fundo”. Os coadjuvantes Dan Stulbach e Leonardo Vieira também não ajudam muito.

Contudo Cecil Thiré e Dira Paes estão muito bem e Daniel Dantas e Betty Gofman estão exelentes! Perfeitamente adequados a seus papéis.












Escrito e dirigido por Sergio Bianchi, Cronicamente Inviável é uma grande obra de arte e parafraseando Dan Stulbach “um filme necessário”. Daqueles que te fazem olhar no espelho de outro jeito.


LINK P/ TORRENT

Um comentário:

Marcos disse...

Muito bom mesmo..já o vi duas vezes..kkk